Publicidade

terça-feira, 12 de abril de 2011

PROGRAMANDO O PRIMEIRO EMPREGO


Primeiro emprego inicia antes de entrar em uma empresa

Especialistas na área de recursos humanos dão dicas de como se portar na hora da entrevista e orientam jovens a pesquisar sobre a carreira que pretendem seguir e chegar ao mercado


Só quem está na luta por um lugar no mercado de trabalho sabe como é difícil elaborar um currículo que seja atraente, encarar as temidas entrevistas e inusitadas dinâmicas realizadas em grupos. O desafio se torna ainda maior quando toda essa situação se trata do primeiro emprego.

Porém, especialistas na área de recursos humanos afirmam que não é preciso entrar em pânico, mas sim, tomar pequenos cuidados que no resultado final fazem toda a diferença. “As empresas identificam com mais facilidade os jovens que hoje apresentam maior desenvolvimento por conta de todo esse avanço tecnológico”, afirma Ana Clara Cury, da agência de empregos Visão RH.

Ela explica que apesar das boas condições do mercado de trabalho – só em sua agência, cerca de 70% dos candidatos têm entre 18 e 24 anos, a maioria ainda peca em como se portar na elaboração de um currículo e principalmente na hora da entrevista. Os erros vão desde mentir nas informações pessoais até na hora de se vestir.

O primeiro passo, segundo a especialista, é elaborar um currículo sucinto e com dados verdadeiros. “Não adianta, por exemplo, o candidato informar que tem ensino médio completo, se na verdade ele parou de estudar”, explica. Em contrapartida, se for verdadeiro, pode acontecer até acordo entre a empresa e o candidato.

Uma dica interessante para tornar o currículo atrativo é colocar todas as experiências adquiridas em qualquer ambiente de trabalho. “Tem jovem que trabalhou por um tempo na empresa de algum amigo ou parente, quando você começa a conversar, sempre é possível identificar alguma experiência que para ele pode ter sido insig nificante, mas que para a vaga é importante.”

Entrevista - Nesta etapa, a atenção tem que ser redobrada, afinal, o famoso ditado de que a aparência é a que fica, realmente é colocado em prática nos processo de seleção.

De acordo com Ana, as meninas são as que mais apresentam deslizes com as vestimentas. “Decotes exagerados, barriga de fora e muitos acessórios são inimigos na hora da entrevista.”

O jeans também é uma peça que pode ficar no guarda-roupa. “Principalmente quando a entrevista é para uma vaga administrativa.” Para os meninos é bom evitar bonés, camiseta regata e bermudas. O tênis também não é bem-vindo.

Na entrevista para o primeiro emprego geralmente o consultor faz mais perguntas e o jovem responde, justamente pelo fato dele não ter experiência. Porém, Ana afirma que é preciso ser objetivo, não sair do foco e ser o mais transparente possível. “As questões são feitas baseadas na rotina desses jovens, assim conseguimos identificar se são organizados, líderes etc.”

O estudante de publicidade Rodrigo Reynaldo, 21 anos, já passou por inúmeros processos seletivos para vagas na área de marketing. Atento a postura necessária para a seleção, Rodrigo diz que o maior desafio é a tal da experiência. “As empresas pedem experiência, mas não dão oportunidade”, afirma.

Ana discorda e diz que o mercado está mais flexível e deixou de ser tão rigoroso. “Tanto que muitas empresas oferecem programas de trainee ou estágios.” Segundo a especialista, o que o jovem precisa é ser sempre pró-ativo para se destacar no mercado.

Processos de trainee começam em setembro

Os processos para vagas de trainee em empresas começam nos meses de setembro, outubro e novembro. A dica é ficar atento nos sites como Coca-Cola, AmBev, entre outros.

70%
É a média de candidatos jovens que disputam uma vaga no mercado de trabalho em Jundiaí

Vale fazer um teste vocacional antes

Ana orienta que os jovens façam testes vocacionais, participem de workshops, busque dentro de ambientes familiares as rotinas de cada profissão, para que lá na frente, eles estejam mais norteados em relação da carreira a seguir.

Cursos preparam jovem para o mercado

Aliar teoria e prática é um dos objetivos do “Projeto Aprendiz” desenvolvido desde 2007 pela Associação de Educação do Homem de Amanhã de Jundiaí, mais conhecida como Guardinha.

E para isso, os jovens são preparados para o mercado de trabalho por meio de aulas voltadas para as rotinas administrativas em um período do dia. “E no outro, eles literalmente colocam a mão na massa e vão trabalhar em empresas parceiras do projeto”, afirma Margarete Schioser, coordenadora técnica da associação.

O projeto atende jovens de ambos os sexos que tenham 16 anos. Após passarem por um processo seletivo que inclui prova com conteúdo do ensino fundamental e entrevista sócio-econômica, eles começam o curso que tem duração de dois anos. “Esse também é o período do contrato feito com a empresa, onde o menor aprendiz é registrado e recebe todos os benefícios”, diz.

Hoje, a associação atende 420 adolescentes e conta com a parceria de 110 empresas. A entidade está cadastrando os jovens que nasceram em outubro, novembro e dezembro de 1995 para as novas vagas. O cadastro vai até o dia 15 de julho. Para participar o interessado deve comparecer na sede que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 450, no Centro munidos da carteira de identidade.

O Senac também realiza o “Programa Aprendizagem: Gestão e Negócios” para jovens entre 14 anos e 24 anos.

O curso tem foco para áreas administrativas e trabalha uma série de competências que vai desde aulas de informática aplicada até saúde e segurança no ambiente de trabalho.

O programa tem cerca de 480 alunos e inúmeras empresas parceiras, dentre elas as grandes redes de supermercado e concessionária de estradas.

Porém, segundo a gerente do Senac, Cláudia Itano, a seleção é feita por meio da empresa, ou seja, o jovem vai até ela ou por meio de programas de assistência social realizados pela Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a entidade.

O que é certo no primeiro dia de trabalho

  1. Seja observador
    Como o jovem não conhece ninguém no ambiente de trabalho, a dica é observar mais do que falar.
  2. Tenha postura
    Saber se colocar no devido lugar é fundamental. Seja cordial com as pessoas do seu ambiente de trabalho. Cumprimente, mesmo que não seja recíproco.
  3. Demonstre interesse
    Nem sempre nos primeiros dias de trabalho o jovem será delegado a várias funções, porém, é importante mostrar interesse em assumir determinadas atividades.
  4. Controle o sucesso
    Haverá momentos em que seu trabalho será recompensado; porém, não é motivo para deixar que o sucesso suba à cabeça. Mire nos seus principais objetivos e mantenha-se firme em seus propósitos.

O que é errado no primeiro dia de trabalho

  1. Chegar atrasado
    Não chegue nunca atrasado no primeiro dia de emprego. O ideal é chegar até cinco minutos antes do horário.
  2. Não leve nada para o lado pessoal
    Nem todos os colegas de trabalho estarão dispostos a serem recíprocos com a cordialidade do jovem. Portanto, não leve para o lado pessoal se um colega não cumprimentou
  3. Nada de panelinhas
    Que toda empresa tem panelinhas é normal, porém, não é interessante fazer parte delas, justamente para não perder tempo ao invés de estar trabalhando
  4. Uso abusivo de internet e redes sociais
    Tudo tem limites. O uso abusivo dessas ferramentas talvez prejudique o andamento do trabalho, e a chance de se destacar pode ir por água abaixo

Fonte: Bom Dia – www redebomdia com br – Por Kadija Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário