Publicidade

sábado, 2 de abril de 2011

COMO RETER TALENTOS USANDO A MOTIVAÇÃO


Gilberto Wiesel*
Toda vez que tocamos no assunto motivação algumas perguntas insistem em aparecer:
* Minha equipe está motivada?
* É possível motivar uma equipe?
* O que fazer para motivar uma equipe?

Somos sabedores que motivação combina com empresas de sucesso. Porém, como fazer com que isso aconteça? O que estudamos a respeito de motivação nos faz chegar à seguinte definição: Motivação é o impulso proporcionado por um conjunto de motivos internos que nos leva a agir. Motivos relacionados ao futuro, ou seja, o que visualizo para mim, o que quero, onde pretendo chegar. É a possibilidade de realização de meus sonhos.
O ser humano motiva-se buscando suprir as seguintes necessidades:
1. Possibilidade de crescimento, desenvolvimento e realizações;
2. Reconhecimento na família, na empresa e na comunidade;
3. Poder e sucesso.
Segundo pesquisas na área, essas características poderão ser preenchidas em bloco, ou uma de cada vez. Necessitamos entender que a motivação é individual, ou seja, cada um tem seus próprios motivos, cada um tem seus desejos e necessidades, que irão se diferenciar de acordo com o momento que está passando, tais como a cultura, ambição e ambiente. O que motiva são os aspectos internos.

De posse de todas estas definições e conceitos é que podemos começar a entender melhor e perceber quais estratégias podemos adotar para conseguirmos motivar nossas equipes. As organizações necessitam compreender que elas devem ser o meio para que as pessoas atinjam os seus sonhos. Necessitam preparar-se, criar ferramentas para que isso aconteça, além de buscar pessoas no mercado de trabalho que tenham sonhos, sejam ambiciosas, queiram crescer, tenham desejos, almejem o sucesso, e que esse sucesso não seja somente profissional, mas também, de forma muito forte, sucesso pessoal. De posse desses recursos humanos, a empresa deverá demonstrar que está comprometida para oferecer as condições e oportunizar essas realizações.

As organizações devem estar atentas para verificar se estão proporcionando à equipe as seguintes possibilidades:
- Realização;
- Reconhecimento;
- Progresso;
- Prazer pelo que está fazendo;
- Desenvolvimento pessoal;
- Responsabilidade.
Devemos entender que nossa equipe se sentirá mais motivada se receber algo além de salários e premiações. Já que passamos o maior tempo de nossa vida no trabalho, vamos fazer com que ele seja uma grande fonte de prazer. Fazer das atividades diárias grandes momentos de energia e realização. Só assim estaremos aptos a reter os nossos melhores talentos. Portanto, mãos a obra!
(*) Conferencista Motivacional nas áreas de Vendas, Marketing, Atendimento e Relações Humanas. Graduado em Administração, Pós-graduado em Marketing e Vendas, Consultor de Empresas, Especialista em Transformação Pessoal, Formação de Líderes e Empreendedores. Autor do Livro: Você em Primeiro Lugar e do CD Um Tempo Para Vida. Fundador do Portal da Motivação.


Imagem: http://bit.ly/gT0RMt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário