Publicidade

sábado, 27 de março de 2010

DICAS PARA UM CV IMPECÁVEL (parte 3)





Continuando a produção do CV campeão, vamos verificar o que já temos:




Cabeçalho com seu nome e email

Nome do candidato
fones com DDD e emails


Objetivo profissional


Rodapé com número da página 1 ou 2

Hummm... não é muita coisa, mas é um bom começo.

Os bullets
A partir de agora, seu objetivo é fazer com que o selecionador leia o seu CV até o fim. Lembre-se que o selecionador está lá para "selecionar", para excluir o maior número de CVs de modo que sobrem só uns três ou quatro. Então você sempre tem mais chances de ser cortado do que ser incluído nessa lista curtíssima.
Abaixo do Objetivo, na parte central da primeira página, deverão estar dispostos em itens, em bullets, frases curtas que descrevam tudo de melhor que você sabe fazer nessa área.
Um punhado de cinco a dez frases que chamem a atenção para suas competências. Exemplos:
- Especialista em...
- Criei novo processo para...
- Fluente em inglês, tendo morado em... por x tempo
- Recebi o prêmio ... por ...
- Voluntário da ONG onde realizo...
É por essas frases que o leitor vai continuar lendo seu CV ou não.

Formação acadêmica
Coloque em seguida seus cursos e titulações, começando pelo mais recente ou o maior título.
Não precisa colocar os cursos que você não concluiu, a não ser que isso seja tudo o que você tem no momento.
- Curso Tal, instituição X, ano de início e de conclusão
Ensino Médio só vale colocar no CV quando é profissionalizante ou no exterior.
Vale mencionar notas de TCC, dissertações e teses a partir de 9,0.
Os idiomas mencione somente nos bullets, porque o que interessa mesmo é o nível de conhecimento e fluência. Deixe registrado resultados de testes de proficiência como TOEFL, Michigan e LInca (www.linca.com.br).

Experiência Profissional
Você tem mais cursos ou mais empresas onde trabalhou? Escolha deixar na primeira página o que tiver menos linhas. A maioria das pessoas tem mais empresas, então lançamos as empresas na segunda página. Mas se você é jovem ou estudou pouco ou teve poucos empregos, independentemente de sua idade, seu CV pode caber todo numa página só.
Vamos detalhar a seção da experiência profissional no próximo capítulo.

Responsabilidade Sócio-ambiental
Liste aqui tudo o que você faz ou já fez pelas pessoas e pelo planeta. Se você nunca fez e nem faz nada, é bom procurar algo que lhe interesse porque isso interessa às empresas sérias.
Aqui vale trabalho voluntário em ONGs, igrejas, escolas, hospitais, clubes, associações, grupos virtuais, veículos em que você escreve ou colabora com fotos, desenhos, revisões, traduções etc. O que vale é o resultado concreto de suas ações com a finalidade de promover os seres humanos e o mundo em que vivemos.

Experiências internacionais
Registre aquele intercâmbio quando você tinha 17 anos, aquela missão de sua igreja, o prêmio do concurso de poesia, o jogo de basquete. Mas não precisa mencionar as viagens a turismo.

Seguindo estas orientações, seu CV está quase completo. Aguarde o 4o capítulo, com o detalhamento da experiência profissional. Mãos à obra, vamos escrever seu CV!

Adriana Mendonça é Coach para busca de trabalho e mudanças profissionais do programa Job Hunters - adriana.jobhunters@gmail.com e especialista em avaliação de tendência comportamental com o Método Quantum www.quantumassessment.com.br 


Artigos relacionados:

DICAS PARA UM CURRICULUM VITAE IMPECÁVEL (parte 1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário