Publicidade

quarta-feira, 10 de março de 2010

DICAS PARA UM CURRICULUM VITAE IMPECÁVEL (parte 1)


Adriana Mendonça é Analista de Desenvolvimento da PUCRS no TECNOPUC e Coach para busca de trabalho e mudanças profissionais do programa JobHunters - adriana.jobhunters@gmail.com




Trabalhando como recrutadora, selecionadora e headhunter há oito anos na área de tecnologia em consultorias e grandes empresas, pude ver muitos Currículos (CV) e daí tirar conclusões sobre o que torna um CV eficaz.
O que vou afirmar é válido até agora, já que o mundo muda tão rapidamente que, tudo o que estamos lendo hoje pode não valer mais amanhã. Então, manter-se informado e antenado no mercado é uma atitude que pode fazer diferença em sua empregabilidade.
 

O primeiro passo para se montar um CV saber responder à pergunta:

Qual é o meu objetivo profissional?
Ou qual o nome da atividade que quero desempenhar?

Não se preocupe com nomes de cargos, funções, títulos. Isso muda muito de empresa para empresa.
  

Restrinja uma área de atuação. O objetivo vai escrito na primeira página, no alto, logo abaixo de seus dados para contato. Merece o destaque de uma moldura em volta ou duas linhas horizontais, fonte maior que o resto do texto e negrito.


Se tiver mais que um objetivo, faça mais que um CV.
O seu nome também deve aparecer um pouco maior que o resto do CV e em negrito, lá no alto, centralizado ou recuado para uma das margens. ...

Embaixo dele, somente seus fones para contato com DDD e emails. O DDD vai revelar em que cidade ou região metropolitana você está. Se quiser ser mais enfático, escreva a cidade e o estado, mas não precisa.
 
Faça o conteúdo caber em, no máximo, duas páginas. Ter clareza do objetivo profissional é importante também para cortar informações que não têm a ver com seu objetivo. Foque no que o seu futuro chefe poderá querer ler e descarte o que for preciso para caber em até duas páginas. Numere as páginas. Insira um cabeçalho ou rodapé com seu nome e email, em fonte menor num tom mais claro, para o caso de alguém encontrar somente uma página impressa e querer fazer contato contigo para obter o CV todo.
Se for preciso, diminua as margens, diminua o tamanho da fonte, mantendo-a legível. Como referência, Arial 12 é um bom tamanho. Mas se precisar reduzir para caber em duas páginas, experimente tamanho 11. Menos que isso não aconselho. Compare outras fontes com esse referencial.
 
Escolha uma fonte sem serifa, sem aquelas voltinhas do desenho da letra: Arial, Verdana, Tahoma. Letras serifadas como Times, Century ou Courier ficam difíceis de ler na tela. Letras como Comics, Papyrus ou Bradley não são recomendadas porque podem ser consideradas informais demais. Mantenha sua folha clean.
 
Salve no Word 2003 ou numa versão do Open Office que seja aberta por qualquer editor de textos. Arquivos criados no Word 2007 não abrem no 2003. Lembre-se de salvar o currículo colocando o próprio nome no nome do arquivo, sem espaços.
 
Não salve em PDF. Nós selecionadores temos que poder escrever no CV e quando eles chegam em pdf vão para o fim da fila. Caso seja um candidato que eu queira muito, eu peço para ele me mandar de novo em Word. Mas pode ser que eu encontre outro bom antes disso. Não queremos dar sopa para o azar, certo?
Continua...
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário