Publicidade

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Guia de profissões - Ensino Técnico

Em dúvida sobre qual curso técnico escolher? Acesse o guia abaixo e conheça os tipos de capacitação, o que é ensinado nas aulas e em quais áreas trabalhar quando estiver com o diploma na mão

Guia de profissões
Administração e Negócios
Técnico em Administração
O curso prepara os profissionais para atuarem em diversos setores de uma empresa, entre eles contabilidade, finanças, logística, marketing e recursos humanos. Eles realizam atividades administrativas, como elaboração e arquivamento de documentos, levantamento de dados financeiros, análise de estudos de mercado e controle de estoques.
Colaboram também para a gestão dos negócios, desenvolvendo processos nessas áreas, ações fundamentais para o planejamento estratégico, a produtividade e a competitividade da organização.
Durante o curso, o aluno estuda contabilidade, elementos de economia e finanças, estatística básica, matemática aplicada à gestão de negócios, relações humanas, rotinas administrativas, comunicação empresarial, gestão de pessoas, administração de marketing e fundamentos de logística, entre outras disciplinas. Como o mercado de trabalho é amplo, o técnico em Administração pode atuar em empresas de vários setores, como comércio e serviços, indústria, agronegócio e área hospitalar.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
Técnico em Contabilidade
O principal foco da profissão é organizar, registrar e calcular a movimentação financeira de uma empresa. Para isso, o curso técnico abrange o conhecimento de legislação jurídica, fiscal e trabalhista, conceitos de contabilidade, matemática financeira, operação de registros e controles e psicologia empresarial.
A partir desses conhecimentos, o técnico em Contabilidade pode controlar o patrimônio da organização, verificar e seguir a legislação, elaborar livros e registros de contabilidade, analisar orçamentos, preparar demonstrativos financeiros, regularizar empresas, entre outras funções. Ele pode atuar em bancos, comércio, indústria e serviços, empresas de contabilidade e como autônomo.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais
Técnico em Gestão de Pessoas
Esse profissional é responsável por orientar, capacitar e valorizar os empregados de uma empresa, mostrando a eles como desempenhar cada vez melhor suas atividades para crescer na carreira e também como se relacionar melhor com os colegas no ambiente de trabalho. Seu principal objetivo é desenvolver o talento das pessoas que formam os recursos humanos de uma organização.
No curso, ele aprende a definir e a fortalecer a política de recursos humanos, identificar necessidades de treinamento, criar ações para melhorar o clima entre os empregados, elaborar estratégias de recompensa e promoção e desenvolver iniciativas de saúde e segurança do trabalho. Com essa formação é possível atuar em organizações de qualquer segmento.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Social do Transporte (Senat)
Técnico em Finanças e Custos
No curso, o aluno aprende a entender a relação entre as áreas de finanças e custos e o sistema de contabilidade de uma empresa. A partir dessa análise, ele colabora para a tomada de decisões importantes para a estratégia de planejamento e crescimento da organização. O mercado de trabalho é variado e compreende negócios próprios e empresas de setores como indústria, finanças, comércio e serviços.

Acesse aqui para saber mais



Quando formado, o profissional é capaz de coletar e organizar informações sobre o mercado, precificar produtos e serviços, executar fluxo de caixa, calcular taxas de juros, projetar lucros e pagamentos, administrar transações como contas a pagar e a receber e analisar documentos contábeis e financeiros.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Serviço Social da Indústria (Sesi)
Técnico em Logística
Uma das principais funções desse profissional é planejar, gerir e executar as operações logísticas ¬- armazenagem, fornecimento, estoque, transporte e distribuição de materiais, produtos e serviços. Ele também é responsável pelo atendimento ao cliente e por implantar normas de higiene e segurança do trabalho e pode trabalhar em indústrias, empresas de prestação de serviços e comércio.
No curso, aprende a elaborar sistemas de logística, buscar soluções para enviar, receber e guardar mercadorias, resolver problemas de administração e usar conceitos de contabilidade e informática. Para isso, estuda disciplinas como matemática aplicada, tecnologia da informação e comunicação, planejamento e controle dos processos logísticos, programação e controle de suprimentos, produção e distribuição.
Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
Técnico em Recursos Humanos
O curso aborda temas como comunicação empresarial, relações humanas, legislação trabalhista e previdenciária, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios e rotinas de pessoal.
A partir desses conhecimentos, o técnico pode realizar atividades como integração entre as equipes, recrutamento, seleção e treinamento de funcionários, gestão de cargos e salários, esclarecimento de dúvidas sobre legislação, elaboração de pesquisa de clima organizacional e orientação sobre segurança no trabalho. Essa profissão é requisitada em empresas de todos os segmentos.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
Técnico em Comércio
A partir de disciplinas como administração, planejamento organizacional, empreendedorismo e legislação comercial, o curso capacita os alunos para atuarem no setor de comércio de produtos e serviços, um dos que mais crescem e impulsionam a economia brasileira.
Eles podem ajudar na criação de estratégias de marketing e ações de comunicação, realizar pesquisas de mercado, colaborar para a formação de preço, armazenagem e exposição das mercadorias em pontos de venda, fazer atendimento ao público, conversar com fornecedores e pensar em planos de logística e recursos humanos.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Técnico em Biblioteconomia
A responsabilidade desse profissional é montar, organizar e manter bibliotecas e centros de documentação e informação. Ele atende e orienta o público, cuida do acervo, atualiza sistemas de dados, colabora para a conservação de documentos e equipamentos, atua em processos de aquisição de materiais, faz o planejamento de reuniões e eventos, identifica problemas nas obras e promove o incentivo à leitura.
Ao longo do curso, estuda diferentes conteúdos, entre eles preservação e conservação de acervos bibliográficos, literatura aplicada, probabilidade e estatística, organização de materiais e arquivos, gestão de bibliotecas, orientação ao acesso e uso da informação, técnicas de atendimento ao público e gestão empresarial.
Com relação ao mercado de trabalho, o técnico em Biblioteconomia pode atuar em escritórios de advocacia, agências de publicidade, hospitais, empresas de comunicação e bibliotecas públicas, de universidades e escolas.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Técnico em Secretariado
A grade curricular do curso envolve disciplinas como relações interpessoais, técnicas de redação, línguas portuguesa e estrangeira, informática, matemática financeira aplicada, organização de materiais e arquivos, contabilidade básica, fundamentos de ética, organização de eventos e saúde e trabalho.
Com esse conhecimento, o profissional atua em empresas como escritórios, comércio e serviços, indústria, escolas, bancos, órgãos públicos, entre outras. Ele atende e recepciona pessoas, inclusive em outros idiomas, seleciona e direciona correspondências, organiza arquivos, repassa informações para funcionários e departamentos, agenda e prepara viagens e reuniões, planeja eventos e elabora textos, planilhas de orçamento e demais documentos administrativos.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Técnico em Segurança do Trabalho
O técnico em Segurança do Trabalho, que pode atuar em fábricas, indústria, construção civil e hospitais, é responsável pela elaboração e implantação de ações de saúde e segurança no ambiente profissional.
Para isso, realiza palestras, cursos e outras iniciativas de conscientização, proteção e controle de perdas por danos aos funcionários, à propriedade e ao meio ambiente. Ele também identifica áreas em que há necessidade de utilização de sistemas de segurança, como equipamentos de proteção individual - capacetes, luvas e cintos de segurança, por exemplo, locais e situações de riscos de acidentes.
Entre as competências ministradas no curso estão legislação, psicologia, administração, informática, tecnologia, proteção e prevenção, situações de urgência e emergência e gestão em saúde e segurança no trabalho.

Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Social do Transporte (Sest)
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Técnico em Transações Imobiliárias
Legislação, linguagem e comunicação, matemática e estatística, operações imobiliárias, relações humanas, projetos da construção civil, contabilidade, marketing imobiliário e organização de negócios imobiliários são algumas das disciplinas que compõem a grade curricular desse curso.
Com essa formação, o profissional adquire visão ampla do mercado imobiliário e pode planejar, coordenar, avaliar e intermediar ações de compra, venda, locação e administração de imóveis. Ele também é capaz de prestar consultoria em processos de comercialização imobiliária e pode trabalhar em imobiliárias, incorporadoras e construtoras.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Técnico em Comércio Exterior
No curso, o profissional obtém conhecimentos como comunicação empresarial, estrutura do comércio exterior, línguas estrangeiras, legislação, organização e comportamento empresarial, cálculo aplicado, logística, marketing internacional, operações de exportação, transporte internacional, contabilidade e custos.
Em seu dia a dia, ele utiliza esse aprendizado para desempenhar atividades relacionadas a transações comerciais internacionais e pode trabalhar em empresas de importação e exportação, alfândegas, bancos, portos, aeroportos e transportadoras. Entre suas funções estão o relacionamento com instituições de comércio exterior, elaboração de documentos como cadastros e arquivos, levantamento de custos, cálculo de preços, fretes e seguros, análise de legislação e taxas da alfândega e organização do sistema de logística.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Sesc-SP
Técnico em Marketing
Entre as habilidades desenvolvidas nesse curso estão administração financeira, atendimento e vendas, comunicação empresarial, legislação, marketing de varejo, negociação com clientes e fornecedores, planejamento de marketing, marketing de produtos e organização e promoção de eventos.
Ao aprender essas disciplinas, o profissional é capaz de criar estratégias de marketing e comunicação, elaborar pesquisas de mercado, controlar os serviços de telemarketing, analisar planos de vendas e preços, planejar e organizar eventos, sempre com o objetivo de incrementar as vendas de produtos e serviços. Ele pode trabalhar em empresas de todos os setores, entre eles comércio, serviços e consultorias.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Sesc
Técnico em Relacionamento com o Cliente
O objetivo desse curso é capacitar o profissional para atender e se relacionar com os clientes de empresas de todos os segmentos.
Além de ensinar o estudante a identificar modelos de gestão, as disciplinas possibilitam ao profissional identificar cada perfil de cliente, elaborando um modelo de atendimento personalizado e eficaz. O Técnico em Relacionamento com o Cliente ainda participa do desenvolvimento de estratégias de atendimento e lida com públicos externos e internos.

Fontes:

Computação Gráfica e Design
Técnico em Produção de Web Sites
Com esse curso, o profissional aprende a desenvolver, atualizar e publicar recursos de comunicação visual (símbolos, imagens, gráficos e desenhos) em sites e portais utilizando conceitos de arquitetura da informação e marketing. Ele pode trabalhar em empresas de design e desenvolvedoras de web sites, portais de internet e agências de comunicação.
A formação envolve criação, tratamento e manipulação de imagens, produção de identidade visual para jogos online e processos interativos, elaboração de projetos gráficos, conhecimentos e habilidades de comunicação visual e redação publicitária.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Sesc
Técnico em Computação Gráfica
O profissional que atua nessa área colabora com o desenvolvimento de projetos gráficos utilizando ferramentas e softwares de desenho, animação, áudio e vídeo. Entre os locais em que pode atuar estão empresas e escolas de informática, gráficas e produtoras de cinema e televisão.
O curso ensina a usar os programas de computador necessários para a criação dos projetos e disciplinas como empreendedorismo e pós-produção de audiovisual digital, em que o aluno aprende a editar e finalizar as produções. Com esse conhecimento, o técnico em Computação Gráfica fica habilitado para criar plantas, maquetes, projetos, identidade visual para sistemas e sites e produzir vídeos, animações e jogos.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social da Indústria (Sesi)
Técnico em Multimídia
Esse curso prepara o profissional para criar produções digitais, jogos online e identidade visual para a internet e meios multimídia - que envolvem recursos de imagem, áudio e vídeo. Na grade curricular constam disciplinas como criação e tratamento de ilustrações, imagens e publicações digitais, produção de sites, criação e produção de animações e jogos e gestão empreendedora para comunicação, arte e design.
A partir disso, ele pode trabalhar em produtoras de cinema, vídeo e animação, portais de internet, agências de criação publicitária e editoras de jornais e revistas digitais.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Técnico em Programação Visual
O técnico em Programação Visual é responsável pelo planejamento de trabalhos gráficos. É ele quem define formato, cores e fontes, método de impressão e acabamentos dos projetos, confere ilustrações, preenche formulários de solicitações de serviços gráficos, entre outras atividades.
Os cursos se dividem nos setores editorial (livros, jornais e revistas), institucional (identidade visual de empresas), publicitário (anúncios impressos), promocional (embalagens e materiais de promoção) e marketing direto (malas diretas e catálogos). Em cada uma dessas formações, o profissional é responsável por diferentes funções:
Programador Visual de Design Editorial e Publicitário: monta projetos para livros e revistas, pensa em soluções visuais, como formato e cores de letras, e produz anúncios de publicidade;
Programador Visual de Design Institucional: elabora símbolos institucionais que compõem a identidade visual da empresa, cria manuais de identidade visual, desenvolve portfólios digitais;
Programador Visual de Design Promocional e de Marketing Direto: desenvolve peças gráficas e desenha embalagens padronizadas, cria peças promocionais, elabora catálogos e malas diretas.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em Comunicação Visual
A principal atividade desse profissional é desenvolver projetos de comunicação visual para livros, sites, jornais, revistas, embalagens de produtos, catálogos e folhetos. Ele cria ilustrações, crachás, placas, convites, identidade visual, entre outros trabalhos. Sua função é definir elementos visuais como cores, tamanhos, disposição de imagens, textos e letras.
No curso, são repassados conhecimentos como teoria de comunicação, meios de impressão e processos gráficos, marketing e criação publicitária, produção gráfica e de imagens e ilustração. Depois de formado, o técnico em Comunicação Visual pode trabalhar em agências de publicidade, editoras, escritórios de design e gráficas.
Fontes:

Comunicação
Técnico em Publicidade
A grade curricular desse curso é composta por diferentes disciplinas, entre elas princípios de marketing, psicologia da comunicação e comportamento do consumidor, computação gráfica, planejamento de comunicação de marcas, atendimento a clientes, direção de arte, design e gestão, redação publicitária e produção gráfica, fotográfica, audiovisual e web.
Com esses conhecimentos, o profissional planeja campanhas de comunicação, atende os clientes, cria peças publicitárias e outras ações de comunicação impressa e digital, lida com fornecedores e traça planos de mídia - decide onde e como as informações serão veiculadas. O mercado de trabalho envolve agências de publicidade, empresas de comunicação, design, internet, produtoras de televisão e marketing.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em Radialismo
Esse profissional atua em empresas de radiodifusão, produtoras e estúdios de áudio e vídeo e agências de notícia e tem a possibilidade de se formar nas seguintes áreas:
Apresentador de programas de televisão: apresenta programas de entrevistas, auditório, variedades e entretenimento em emissoras de televisão e produtoras de vídeo. O curso ensina técnicas de entrevista e noções de linguagem jornalística, fundamentos e técnicas de apresentação, técnicas vocais, corporais e de interpretação, maquiagem e figurino;
Locutor de noticiários de televisão: apresenta telejornais em emissoras de televisão. Ao longo do curso, aprende prática de locução para televisão, interpretação, maquiagem e fonoplastia - técnicas para utilizar a fala, como entonação e pronúncia;
Programador musical: o curso habilita o aluno para criar a programação musical de emissoras de rádio, televisão e produtoras e participar do processo de elaboração, transmissão e gravação de programas e espetáculos musicais. A grade curricular inclui história da música universal, música popular internacional e brasileira, gêneros e formatos radiofônicos, noções de teoria musical, técnicas de sonoplastia e programação musical;
Locutor: ao aprender interpretação de textos, gêneros e formatos radiofônicos, fonoplastia e práticas de locução, o profissional pode apresentar programas de diferentes formatos e interpretar notícias com leitura e pronúncia adequadas. Ele pode trabalhar em emissoras de rádio e televisão e produtoras de comerciais;
Sonoplasta: a partir de conhecimentos como noções de acústica, eletricidade e técnicas de sonoplastia e operação, o profissional pode realizar a sonorização de programas, produzir efeitos especiais e fundos sonoros para programas de rádio, televisão, cinema, espetáculos teatrais e musicais.
Diretor de Imagens: esse profissional coordena os trabalhos de som, imagem, gravação e efeitos, supervisiona e dirige a equipe operacional em emissoras de televisão e produtoras de vídeo. No curso, aprende técnicas operacionais, roteiro, produção, tecnologia e práticas de direção de televisão.
Editor de vídeo: ao lidar com técnicas de edição, tratamento e montagem de imagem e som, esse profissional pode trabalhar em produções de vídeo e televisão. Entre suas funções estão a montagem e a finalização de programas, vinhetas, telejornais e reportagens. O curso oferece disciplinas como fundamentos e técnicas de edição de imagens, linguagem visual e pós-produção.
Operador de Câmera: o curso ensina fundamentos e técnicas de captação de imagens, operação de equipamentos, linguagem visual, composição e enquadramento. Com isso, o profissional pode atuar em emissoras de televisão e produtoras de vídeo e cinema;
Iluminador: esse profissional coordena e opera equipamentos de iluminação. Ele pode trabalhar em produções de vídeos e cinema. No curso, aprende estrutura e organização de emissoras, tecnologia de radiodifusão, fundamentos e técnicas de iluminação e linguagem visual.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em Processos Fotográficos
O papel desse profissional é produzir, captar e tratar imagens fotográficas em diversas áreas, a exemplo de fotojornalismo, arquitetura, natureza, moda e publicidade. Ele também manipula acervos fotográficos e atua na comercialização, assistência técnica e manutenção de equipamentos.
O curso ensina disciplinas como história da fotografia, equipamentos fotográficos e de iluminação, tratamento de imagens, estúdio fotográfico e gestão. O mercado de trabalho é extenso e engloba agências, estúdios, lojas de equipamentos e serviços fotográficos, jornais, laboratórios fotográficos e empresas de assistência técnica.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Técnico em Produção de Áudio e Vídeo
Esse profissional pode atuar em emissoras de rádio e televisão, agências de publicidade e comunicação, produtoras de cinema e animação e estúdios de gravação. No curso, ele aprende conceitos como computação gráfica, criação de roteiros e cenários e transmissão, edição e finalização de som e imagem.
Entre suas funções no ambiente de trabalho estão a operação de equipamentos de áudio, vídeo e iluminação, edição e finalização de produções audiovisuais, elaboração de fichas técnicas e roteiros e realização de efeitos especiais.
Fontes:

Cozinha
Técnico em Cozinha
Ao longo do curso, o aluno estuda disciplinas como nutrição básica, higiene e manipulação de alimentos, história da gastronomia, química dos alimentos, cozinhas brasileiras e internacionais, planejamento de cardápio, arte e cultura na gastronomia.
Quando formado, ele é capaz de trabalhar na organização da cozinha de restaurantes, seleção, higienização e preparo de alimentos, elaboração de cardápios, utilizar equipamentos e armazenar produtos, controlar estoques e decorar os pratos. Ele pode atuar não apenas em restaurantes, mas também em bares, hotéis, refeitórios e empresas de bufê.
Fontes:
Instituto Federal de Santa Catarina
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Técnico em Serviços de Restaurante e Bar
O trabalho desse profissional é recepcionar e atender clientes em restaurantes, bares, bufês, cafeterias, hotéis, hospitais e outras empresas de alimentos e bebidas. Também cabe a ele coordenar a operação nos setores de bar e restaurante, planejar e controlar estoques e compras, ajudar a preparar cardápios e contribuir para a harmonização entre alimentos e bebidas.
A grade curricular do curso é composta por técnicas de sala e copa, responsabilidade ambiental nos serviços de restaurante, higiene e manipulação de alimentos e bebidas, técnicas de bar,
práticas de cozinha, estoque, compras e custos, serviços de banquetes e eventos, cardápios e relações interpessoais.
Fontes:

Hotelaria e turismo
Técnico em Hospedagem
A grade curricular desse curso é composta por disciplinas como visão da área de hospedagem, contextualização histórica do turismo e hotelaria, oportunidades de negócios, rotina operacional (recepção, reservas, governança e manutenção), segurança corporativa e patrimonial, postura profissional, excelência no atendimento, administração e controle de recursos.
Com esse conhecimento, o profissional é habilitado para trabalhar em hotéis, resorts, spas, pousadas, colônias de férias, condomínios residenciais e de lazer, instituições esportivas e de saúde (hospitais, clínicas e casas de repouso), acampamentos e navios. Entre suas funções estão recepcionar clientes, coordenar serviços de hospedagem, comercializar produtos turísticos, cadastrar reservas e oferecer suporte aos hóspedes.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Santa Catarina
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Técnico em Turismo
Esse profissional atua em agências, operadoras turísticas e consultoras de viagens. Suas atividades incluem executar procedimentos de transporte de passageiros e bagagens, acompanhar e orientar grupos de turistas, elaborar roteiros turísticos e oferecer informações culturais e históricas sobre os destinos.
Ao longo do curso são apresentados assuntos como: postura profissional, comunicação, comportamento, legislação, procedimentos de embarque e desembarque, meios de transporte turístico, condução de turistas em visitas e passeios, coordenação de grupos, organização de atividades de recreação e entretenimento, planejamento de roteiros, rotinas operacionais (reservas e vendas de serviços turísticos), oportunidades de negócio e visão empreendedora.
Fontes:

Indústria
Técnico em Eletrônica
As funções desse profissional são planejar serviços de instalação, montagem, operação e manutenção de sistemas eletrônicos. É ele quem instala equipamentos como televisões, aparelhos de som e computadores. Também ajuda a elaborar projetos e realiza treinamentos e procedimentos de controle de qualidade desses sistemas.
No curso, estuda eletricidade, informática, análise de circuitos, automação hidráulica, eletrônica industrial, arquitetura de computadores, técnicas de programação de computadores e desenho de circuitos eletrônicos. Com isso, pode trabalhar em indústrias, produtoras de máquinas e equipamentos, empresas de informática, telecomunicações, produtos eletrônicos e assistência técnica.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Técnico em Eletroeletrônica
A partir de disciplinas como eletrônica, informática, instalações elétricas, controle e automação industrial e logística, o curso capacita o profissional para atuar em indústria eletroeletrônica, empresas de assistência técnica e prestação de serviços.
Suas atividades englobam manutenção, instalação e reparação de equipamentos e instalações como microprocessadores e máquinas elétricas, planejamento, desenvolvimento e manutenção de sistemas de controle automáticos, criação de soluções para uso eficiente de energia elétrica e elaboração de documentos técnicos.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Técnico em Eletromecânica
O técnico em Eletromecânica planeja, executa e inspeciona máquinas, equipamentos e sistemas eletromecânicos, a exemplo de baterias e transformadores, promove atendimento e consultoria técnica, faz manutenção e controle de qualidade, coordena equipes, define processos de fabricação e montagem de componentes, constrói e testa protótipos.
Para isso, o curso oferece inúmeras disciplinas, entre elas instalações elétricas, hidráulica e pneumática, manutenção eletromecânica, eletroeletrônica, gestão de pessoas e manutenção industrial. Quando formado, o profissional pode trabalhar em empresas de manutenção e automação industrial, indústrias, concessionárias de energia e fabricantes de veículos.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Técnico em Eletrotécnica
Esse curso prepara o profissional para instalar, testar e desenvolver sistemas elétricos. Ele também é responsável por criar projetos de telecomunicações, supervisionar sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia e por pensar em soluções para racionalizar o uso de eletricidade.
Entre as competências desenvolvidas no curso estão eletricidade, eletrônica, eletrotécnica, mecânica, instalações elétricas, sistema elétrico de potência e análise de circuito. O mercado de trabalho contempla concessionárias de energia, prestadoras de serviço, indústrias e empresas de telefonia, manutenção e automação.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Técnico em Mecânica
Desenho técnico, eletrotécnica, hidráulica e pneumática, técnicas de manutenção mecânica, tecnologia mecânica e processos mecânicos. Esses são alguns dos conhecimentos que compõem a grade curricular desse curso técnico.
Quando formado, o profissional é capaz de desenvolver projetos mecânicos e sistemas automatizados, montar, instalar e reparar máquinas, ferramentas e equipamentos, acompanhar e controlar processos de fabricação e montagem de conjuntos mecânicos, preparar documentação e realizar compras e vendas. Suas funções são requisitadas em indústrias, fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos e prestadoras de serviço.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Técnico em química
O técnico em química planeja os processos industriais e coordena os equipamentos utilizados na produção. Ele atua na validação dos métodos e também se encarrega dos processos laboratoriais, realizando amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Além disso, pode se responsabilizar pelas vendas e pela assistência técnica de equipamentos e produtos químicos.
Entre as disciplinas que compõem o currículo do técnico em química, estão análises físico-químicas e microbiológicas, processos industriais, práticas de laboratório e de fabricação, metrologia química, técnica de amostragem e gestão ambiental. O curso tem duração média de 1.200 horas/aula.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Social da Indústria (Sesi)
Técnico em automação industrial
Este profissional trabalha no projeto, na execução e na instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Ele também realiza a manutenção, as medições e os testes em equipamentos utilizados nestas tarefas. Outra de suas atribuições inclui a programação de sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.
O curso técnico em automação industrial, com duração de 1.200 horas/aula, ensina ao aluno conceitos de eletricidade, eletrônica, programação, materiais e equipamentos industriais, sensores e atuadores, redes industriais e sistemas supervisórios.
Fontes:
Serviço Social da Indústria (Sesi)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)
Técnico em mecatrônica
Auxilia no projeto, na execução e na instalação de máquinas e equipamentos automatizados e sistemas robotizados. É o responsável pela manutenção e pelas medições destas máquinas e equipamentos, seguindo as especificações técnicas. São suas funções também a programação e a operação destas máquinas, observando as normas de segurança vigentes.
Um futuro técnico em mecatrônica estudará princípios de eletricidade, eletrônica, programação, materiais, equipamentos mecânicos, desenho e robótica, entre outras disciplinas. O curso tem duração de 1.200 horas/aula.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Serviço Social da Indústria (Sesi)
Técnico de laboratório industrial
Este técnico controla desde a qualidade da matéria-prima adquirida pela empresa até a finalização do produto a ser oferecido ao consumidor final. Ele define os métodos e os procedimentos adotados na produção e prepara relatórios com os resultados obtidos.
Seu campo de trabalho é vasto, incluindo indústrias de extração de petróleo e gás natural e empresas que fabricam produtos químicos, petroquímicos, metalúrgicos, siderúrgicos e têxteis. Para se formar, o aluno deverá estudar técnicas voltadas aos processos químico e metalúrgico, além de disciplinas básicas como química, por exemplo. O curso tem duração média de 1.200 horas/aula.
Fontes:
Serviço Social da Indústria (Sesi)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Social do Transporte (Sest)
Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat)
Técnico têxtil
Trabalha na fabricação e no tratamento de fibras (naturais, artificiais e sintéticas), fios e tecidos. Atua desde a aquisição da matéria-prima até o fim do processo, que consiste no controle de qualidade do produto a ser comercializado.
Também atua na etapa da tecelagem, controlando equipamentos industriais e até mesmo teares manuais. Ele pode ser empregado na indústria têxtil, em estamparias e tinturarias e também em malharias e confecções.
Durante o curso, que tem duração média de 1.200 horas/aula, o aluno conhecerá tecnologias de fiação e tecelagem, padronagem, fibras têxteis, tecnologias específicas de acabamento, corrosão, processos industriais, análise química e tintura.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Serviço Social da Indústria (Sesi)
Técnico mecânico de fabricação e montagem de máquinas, sistemas e instrumentos
Este profissional projeta e fabrica sistemas eletromecânicos, além de modificar componentes mecânicos para produtos como máquinas e equipamentos industriais. Outra de suas funções é construir e testar protótipos, observando e analisando resultados e fazendo os devidos ajustes.
Para ser um profissional da área, o aluno precisa ter concluído o curso técnico em mecânica ou áreas correlatas. Entre as aulas oferecidas no curso, estão manutenção, eletrônica, técnicas de automação industrial, matemática e física. Seu campo de atuação abrange a indústria em geral.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Social do Transporte (Sest)
Serviço Social da Indústria (Sesi)
Técnico em agroindústria
É o responsável pela operação de processo de alimentos em diversas áreas, como grãos, carnes e bebidas. Ele também ajuda na elaboração, aplicação e avaliação de programas voltados ao melhor aproveitamento da produção agroindustrial. Outra de suas funções é a de diminuir o impacto ambiental destes processos.
Para se formar um profissional técnico da área de agroindústria, o aluno aprenderá processamento de produtos de origem animal e vegetal, controle de qualidade, higienização, manutenção e instalações agroindustriais e legislação de alimentos.
O curso tem duração média de 1.200 horas e o técnico poderá trabalhar em indústrias alimentícias e de bebidas, em laboratórios de controle de qualidade, em instituições de pesquisas e na própria agroindústria.
Fontes:

Infraestrutura
Técnico em telecomunicações
Atua na instalação, na operação e na manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática (transmissão, a longa distância, de informação computadorizada). Supervisiona os procedimentos adotados nos serviços de comunicações, atendendo à regulamentação específica.
O curso ensina ao aluno como atuar com sistemas de telecomunicações, tais como transmissão de dados por meio de unidades de acesso, tecnologia XDSL, fibras ópticas, wireless, telefonia e CATV.
Para isso, ele ministra aulas de eletricidade e eletrônica, protocolos de comunicação, redes de comunicação, comunicações analógicas, comunicações digitais, meios de transmissão e sistemas telefônicos fixos e móveis. O curso tem duração de 1.200 horas/aula.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Serviço Social da Indústria (Sesi)
Técnico em informática
É um profissional que entende e domina as especificações das diferentes linguagens de programação, desenvolvendo programas de computador que facilitam as atividades da empresa. Também assume a responsabilidade pelo desenvolvimento de sistemas operacionais e de bancos de dados, mantendo registros que possibilitem análises e o refinamento dos resultados.
O técnico também executa manutenção de programas de computadores implantados por ele ou outro profissional. Entre as aulas que o futuro técnico em informática terá durante o curso, estão lógica e linguagens de programação, sistemas operacionais, hardware, interpretação de especificações de sistemas computacionais e banco de dados. O curso tem duração média de 1.000 horas/aula.
Fontes:
Serviço Social da Indústria (Sesi)
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em rede de computadores
O sistema de comunicação de dados de uma empresa é responsabilidade do técnico em rede de computadores. É ele quem fará a instalação e a manutenção e que resolverá os problemas de cada um dos usuários. O profissional estará preparado também para montar, configurar e fazer manutenção de microcomputadores, bem como a instalação e configuração de sistemas operacionais e dispositivos de redes, tanto cabeamento estruturado quanto tecnologia wireless.
Nos cursos oferecidos para a função, o futuro profissional aprenderá a administrar redes e realizar controles de tráfego e também a implementar tecnologias de segurança para garantir o bom funcionamentos dos sistemas de comunicação de dados.
Entre as disciplinas cursadas estão sistemas operacionais, protocolos de comunicação, equipamentos e arquitetura de redes, dispositivos de comunicação de dados e segurança de rede. O curso tem duração mínima de 1.000 horas/aula.
Fontes:

Meio-Ambiente e Urbanismo
Técnico em meio ambiente
Laudos, relatórios, estudos técnicos. O técnico em meio ambiente é o responsável pela elaboração de documentos necessários ao estudo e gestão ambiental. Entre suas funções estão a coleta e a interpretação de informações e de dados para a implementação de projetos e programas de educação, conservação e preservação dos recursos ambientais. O campo de trabalho de um profissional da área engloba instituições públicas e privadas, estações de tratamento de resíduos e unidades de conservação ambiental.
No curso ministrado geralmente em 800 horas/aula, o aluno aprende a identificar as intervenções ambientais, a analisar suas consequências e a operacionalizar a execução de ações para preservação, conservação, minimização e remediação dos seus efeitos. Para isso, estudará disciplinas como legislação e políticas ambientais, gestão e educação ambiental, ecossistemas, impactos e poluição ambientais, desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e saúde coletiva.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Técnico em Paisagismo
O profissional da área elabora e executa projetos de paisagismo, organizando espaços e elaborando representações gráficas bi e tridimensionais. As vagas de trabalho se dividem em escritórios de design, construtoras e imobiliárias, empresas de jardinagem, produção e comercialização de plantas ornamentais e escritórios de arquitetura e paisagismo.
Para se tornar um técnico em paisagismo, o aluno estudará a composição de plantas ornamentais em jardins, as características plásticas, botânicas e ambientais das diversas plantas ornamentais, o cultivo de plantas e a representação gráfica de espaços.
O curso tem carga horária média de 800 horas/aula.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em design de interiores
Participa na elaboração e na execução de projetos de interiores de espaços residenciais e comerciais. Desenvolve perspectivas e desenhos de acordo com as normas técnicas, organizando o espaço e identificando os elementos básicos para a produção do projeto, tanto bidimensional quanto tridimensional, em representações gráficas.
Sua atuação se concentra em escritórios de design, escritórios de projetos de interiores, lojas de móveis e decoração, construtoras e imobiliárias.
O curso ministrado ao futuro técnico em design de interiores tem em sua grade de disciplinas história da arte e do design, técnicas de representação bi e tridimensional, desenhos e estudos volumétricos, composição visual e leitura de plantas e interpretação de projetos arquitetônicos. A duração média é de 800 horas/aula.
Fontes:

Moda e Beleza
Técnico em produção de moda
Estabelece uma relação direta entre o consumidor final e o produto, por meio de catálogos, desfiles e mídia. Sua profissão consiste em pesquisar as tendências de moda, de mercado e de lançamentos, para construção do estilo da marca a ser divulgada.
Entre suas atribuições estão a composição visual de figurinos para produção publicitária, de vitrines, de exposições e quaisquer outros tipos de apresentação pública de estilo. O técnico em produção de moda atua na indústria de confecção do vestuário, em empresas de desenvolvimento de produtos, em lojas e estúdios. Pode ainda prestar serviços como autônomo.
As aulas são ministradas em sala de aula e também em visitas técnicas a indústrias, comércios e ateliês. O aluno estudará desenho de moda, pesquisa da influência da moda na sociedade, desenvolvimento de coleções, tecnologia têxtil e marketing, com carga horária média de 800 horas.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em modelagem do vestuário
O setor de modelagem recebe grande investimento da indústria de moda, devido à diversidade de produtos e estilos adotados pelo mercado. O técnico em modelagem do vestuário tem a habilidade de adaptar a matéria-prima às últimas tendências, com apoio do sistema CAD (Computer Aided Design, ou desenho assistido por computador).
É ele quem desenvolve os cortes e desenhos das roupas de acordo com a anatomia humana, visando o conforto do cliente e também o melhor aproveitamento do produto. Suas tarefas são desempenhadas em indústrias têxteis, comércios e ateliês de estilistas.
Para se tornar um técnico em modelagem do vestuário, o aluno terá aulas de anatomia humana, tecnologia têxtil, desenho técnico, indústria da moda, técnicas de corte e costura e modelagem assistida por computador, entre outras disciplinas. O curso tem duração média de 24 meses.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em visagismo
É um consultor da imagem pessoal. Está apto a orientar e definir estilos de cabelo e maquiagem, de acordo com seus conhecimentos técnicos, por meio da aplicação de produtos cosméticos e uso de equipamentos avançados.
O amplo campo de trabalho do técnico em visagismo engloba salões e institutos de beleza, serviços de spas clínicos, estéticos e terapêuticos, hotéis, resorts e cruzeiros. O profissional pode ainda atuar de forma independente, atendendo em domicílio ou em seu próprio estabelecimento.
No curso oferecido aos futuros profissionais, o aluno aprende técnicas de corte, coloração, ondulação temporária e permanente, alisamento e penteado de cabelos, assim como técnicas básicas de maquiagem. Para obtenção do certificado o profissional deverá ter 800 horas/aula, entre aprendizado prático e teórico.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em Cabeleireiro e Manicure
Este profissional é preparado para atender as necessidades de beleza do consumidor. Por entender de equipamentos e tecnologia de cosméticos, está apto a recuperar cabelos agredidos pelo tempo, a preparar o cliente para ocasiões especiais e a evidenciar características positivas nas feições e nos cabelos de seu cliente.
Seu campo de atuação é vasto, já que o profissional pode atender em domicílio, em spas, salões de beleza e de forma autônoma. O curso consiste em aulas de técnicas de atendimento ao cliente, estudo do cabelo, hidratação, cauterização, queratinização, cortes e outros processos relacionados à beleza. O aluno aprenderá também a administrar seu próprio salão. O curso tem duração média de 300 horas/aula.
Fontes:

Saúde e Enfermagem
Técnico em estética
O esteticista promove a prevenção de doenças e a manutenção da pele facial e corporal, por meio do conhecimento da tecnologia cosmética e de equipamentos eletroterápicos. Atua em clínicas médicas, centros de atendimento dermatológico e de cirurgia plástica, institutos de estética e beleza, academias, spas, hotéis e outros espaços voltados à promoção do bem-estar. Atua também como autônomo ou em atendimento domiciliar.
O curso para técnico em estética tem carga horária média de 1.200 horas/aula e traz em seu conteúdo estudos de casos, pesquisas, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, atividades comunitárias, trabalho de campo, simulações de contextos, atividades em laboratório e atendimento ao público.
Entre as disciplinas ministradas estão noções sobre cosméticos, evolução e envelhecimento humano, anatomia e fisiologia humana, nutrição, técnicas estéticas e técnicas de atendimento ao cliente.
Fontes:
Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da FMUSP
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)
Técnico em farmácia
Identifica e classifica os diferentes tipos de produtos utilizados nas operações farmacêuticas, incluindo suas composições e técnicas de preparo. É também sua área de trabalho a manipulação de receitas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sempre sob a supervisão de um farmacêutico diplomado.
Suas atribuições incluem também o controle e a manutenção de estoque e matérias-primas para drogarias, postos de saúde, farmácias de manipulação, hospitais e distribuidoras de medicamentos, seus locais mais comuns de trabalho.
Durante o curso, que tem a duração de 1.200 horas/aula, o aluno aprende noções de farmacologia e farmacotécnica, microbiologia, anatomia e fisiologia humana, legislação farmacêutica e sanitária, comercialização, estoque e atendimento ao cliente, controle de qualidade e produção e manipulação de fórmulas farmacêuticas e cosméticas.
Fontes:
Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da FMUSP
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)
Técnico em hemoterapia
A atuação do técnico em hemoterapia compreende todas as fases do chamado "ciclo do sangue", desde a coleta de doadores até transfusões em indivíduos acometidos por doenças hemáticas ou em processo de tratamento e recuperação. Seu trabalho é desenvolvido em bancos de sangue, clínicas de serviços de hemoterapia e hematologia terapêutica e diagnóstica, hospitais e clínicas médicas.
No curso para preparo do técnico em hemoterapia, o aluno aprende a coletar sangue e realizar as triagens clínica, epidemiológica e sorológica dos doadores, bem como a processar, armazenar e expedir as provas sorológicas obtidas em exames.
Faz parte do currículo o estudo de biologia celular e molecular, bioquímica, hematologia, imunologia, anatomia e fisiologia, técnicas laboratoriais e de terapia transfusional e biossegurança. O tempo mínimo de preparação do profissional é de 1.200 horas/aula.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Ministério da Saúde
Técnico em massoterapia
Com aplicações de massagens orientais e ocidentais, o objetivo do técnico em massoterapia é promover a saúde e o bem-estar de seus pacientes. O profissional é bastante requisitado como colaborador em terapias de diversos setores da medicina e tem a possibilidade de atuar como autônomo ou em estabelecimentos comerciais, como clínicas de reabilitação física, casas de repouso, spas, institutos de beleza e academias de ginástica.
O curso tem carga horária mínima de 1.200 horas e compreende disciplinas como anatomia e fisiologia humanas, noções de patologias musculoesqueléticas, noções de neuroanatomia funcional, princípios de ergonomia e cinesiologia (estudo dos movimentos humanos), técnicas clássicas e modernas de massoterapia e princípios de drenagem linfática e reflexologia.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Ministério da Saúde
Técnico em podologia
Um candidato a esta profissão tem um campo de trabalho vasto pela frente. De hospitais e clínicas médicas a clubes sociais, spas e residências, um profissional da área atende a pacientes de todas as faixas etárias e atua tanto como profissional autônomo quanto como um funcionário com vínculo empregatício.
Para ser um técnico em podologia, é necessário conhecer a anatomia e a fisiologia dos pés. No curso, o profissional estuda micologia (estudo dos fungos) e dermatologia, tipos anatômicos de pés, patologias, cuidados especiais com pacientes diabéticos e a farmacologia da região. Ele também aprende a aplicar técnicas adequadas de utilização e armazenamento de produtos e equipamentos utilizados em podologia, assim como o descarte de fluídos e resíduos, para proteção das pessoas contra riscos biológicos e químicos.
A formação de um técnico em podologia tem carga horária mínima de 1.200 horas/aula. Algumas instituições oferecem também aulas de gestão e empreendedorismo, já que parte dos profissionais pretende abrir seu próprio negócio.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Ministério da Saúde

Técnico em radiologia
Atua no diagnóstico por imagens, na aquisição de imagens analógicas e digitais com raios-X e no radiodiagnóstico. É um trabalho desenvolvido em hospitais e clínicas radiológicas, assim como em centros cirúrgicos e unidades de internação e de pronto atendimento. Suas funções são desenvolvidas sob a supervisão do médico radiologista.
No curso de técnico em radiologia, o estudante aprenderá sobre biossegurança, física das radiações, anatomia e fisiologia, geração e aplicação de raios-X, imagem para diagnóstico médico, proteção radiológica e dosimetria (medida da dose de radiação), processamento de filmes e imagens radiográficas e meios de contraste.
Seu campo de atuação é vasto: além dos processos administrativos relativos ao segmento radiológico, o profissional estará apto a atuar em indústrias de equipamentos e nas empresas de serviços e de insumos relacionados à radiologia.
Fontes:
Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da FMUSP
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)
CeFACS
Técnico em óptica
Identificar, classificar e medir óculos e lentes de contato, assim como suas características básicas como grau, diâmetro, espessura, curvatura e índice de refração. Um técnico em óptica trabalha para materializar o que o oftalmologista receita ao paciente.
O futuro profissional aprende a desenhar e confeccionar lentes oftálmicas e de contato, a partir da prescrição médica. Ele também estuda como identificar as medidas necessárias para a adaptação da lente à armação dos óculos e o ajuste ao rosto, além de executar a montagem das lentes nos aros. O auxílio ao paciente na compra e o acompanhamento após a venda do produto também estão entre suas disciplinas de estudo.
Entre os possíveis locais de trabalho do técnico em óptica estão laboratórios especializados na área, indústria oftalmológica e comércio.
Fontes:
Ministério da Saúde
Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde InCor - Fundação Zerbini
CeFACS
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)
Técnico em instrumentação cirúrgica
O bom andamento de uma cirurgia depende, em boa parte, da eficiência do técnico em instrumentação cirúrgica. Algumas instituições de ensino não exigem que o profissional seja formado em outra área da saúde antes de ingressar na escola técnica, mas, para obter o diploma, ele deverá possuir 1.200 horas/aula e 600 horas de estágio. Para técnicos em enfermagem diplomados, a exigência mínima é de 360 horas/aula.
O técnico em instrumentação cirúrgica auxilia no processo da cirurgia desde antes de seu início, quando prepara todo o material. É de sua responsabilidade a assepsia completa do local de trabalho, assim como do instrumental e equipamentos que serão utilizados no processo. Ao trabalhar em completa harmonia com a equipe, o técnico prepara, entrega e repõe os instrumentos e aparelhos solicitados e monitora e conhece toda a sequência da cirurgia.
Entre as disciplinas estudadas por um futuro profissional da área, estão o conhecimento de todos os instrumentos e equipamentos necessários durante uma cirurgia, por nome e apelido, estágios em hospitais e clínicas públicas e particulares, estudo da assepsia completa do espaço cirúrgico e preparação para trabalho em equipe.
Fontes:
CeFACS
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Ministério da Saúde
Técnico em enfermagem do trabalho
São funções do técnico em enfermagem do trabalho promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu ambiente profissional. Empresas que possuem empregados regidos pelas leis trabalhistas brasileiras devem manter, obrigatoriamente, uma equipe dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT).
Com carga horária mínima de 340 horas/aula, o curso é ministrado por meio de estudos de casos e ambientes, pesquisas, contato com empresas e especialistas da área, apresentação de seminários, visitas e relatórios técnicos, trabalho de campo e simulações de contextos.
Entre as disciplinas cursadas estão cuidados com a segurança e saúde do trabalhador, a prevenção de doenças e acidentes de trabalho, a organização dos serviços de saúde prestados dentro da empresa e programas preventivos de saúde. Para ser um profissional da área, o candidato ao certificado deve antes ter concluído o curso de técnico em enfermagem.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Ministério da Saúde
Técnico em enfermagem em gerontologia
Com o envelhecimento da população brasileira, este é um profissional cada vez mais procurado pelo mercado. Sua especialização consiste em acompanhar enfermos e pessoas de idade avançada tanto em ambientes domésticos quanto em hospitalares. Para ingressar na área, o aluno deve ser técnico em enfermagem já formado e o curso contará como uma especialização em seu currículo.
As aulas são dinâmicas, com estudos de caso, atividades em grupos e práticas em laboratório, administradas com o uso de manequins e protótipos para simulações diversas de procedimentos de enfermagem. O curso tem duração média de 360 horas/aula e seu objetivo é o aumento da qualidade de vida do idoso.
As últimas 120 horas do curso técnico são administradas em forma de estágio profissional supervisionado, quando o aluno passa a atuar em instituições que prestem cuidados de saúde à pessoa idosa, sempre sob a tutela de um enfermeiro graduado.
Fontes:
Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da FMUSP
Ministério da Saúde
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)
CeFACS
Técnico em saúde da família
O técnico em saúde da família é um agente ativo na promoção, na prevenção e na proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos hospitais e clínicas adequados à enfermidade. O profissional é responsável também pelo mapeamento e pelo cadastramento de dados sociais, da saúde e demográficos da população, consolidando e analisando as informações obtidas e implementando programas voltados às necessidades encontradas na amostra estudada.
Seus principais locais de trabalho são as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), onde promove a integração da população atendida e dos serviços prestados à comunidade.
O aluno interessado em se tornar um técnico em saúde da família estudará as políticas de saúde no Brasil, a estratégia da saúde da família, o processo de trabalho e ética, o Sistema Único de Saúde, a promoção da saúde, com foco nos grupos mais vulneráveis e a territorialização e organização da atenção à saúde. O curso tem duração de 1.200 horas/aula.
Fontes:
Ministério da Saúde
Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde InCor - Fundação Zerbini
Técnico em enfermagem
Auxilia no atendimento dos pacientes de todas as faixas etárias, orientando e preparando-os para exames, administrando medicamentos e vacinas, em curativos e verificação de sinais vitais, entre outras atribuições. Ele é também o responsável pela assistência diária a pacientes clínicos e cirúrgicos e pode se especializar em diversas áreas da saúde, tais como medicina do trabalho, instrumentação cirúrgica e gerontologia.
O aluno interessado em se tornar um técnico em enfermagem estudará anatomia, fisiologia, nutrição, microbiologia e demais disciplinas ligadas ao processo de entendimento e cura dos males sofridos pelo paciente. Também estão entre as disciplinas os fundamentos da enfermagem neonatológica, obstétrica, neuropsiquiátrica e UTI, assim como biossegurança, políticas da saúde, legislação profissional e suporte básico à vida.
O amplo campo de trabalho do técnico em enfermagem permite que ele encontre emprego em instituições públicas e privadas, desde hospitais e pronto-socorros até empresas e escritórios. O profissional também está apto a atender pacientes em domicílio.
Fontes:
Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da FMUSP
Ministério da Saúde
Técnico em nutrição e dietética
O conhecimento pleno sobre as necessidades nutricionais do organismo humano rege o trabalho de um técnico em nutrição e dietética. Suas habilidades permitem a elaboração de cardápios voltados à alimentação sadia de indivíduos e grupos, sadios ou enfermos, em todas as fases da vida de um ser humano. O profissional também auxilia no transporte e na estocagem correta dos alimentos, assim como na seleção e no preparo.
Com carga horária mínima de 1.295 horas/aula, o aluno será preparado por meio de pesquisas, visitas técnicas a empresas e especialistas da área, trabalhos de campo, simulações de situações diversas e atividades em laboratório, que podem também ser desenvolvidas em restaurantes comerciais, cozinhas industriais e hospitalares, creches, escolas, hotéis e indústrias de alimentos, onde o profissional atuará depois de formado.
No desenvolvimento de seu trabalho, o técnico em nutrição e dietética será o responsável pelo controle de compras, armazenamento, custos, quantidade e qualidade dos alimentos, equipamentos e pelo ambiente em que a refeição será preparada. Ele também treinará e supervisionará a equipe do serviço de alimentação.
Fontes:
Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da FMUSP
Ministério da Saúde
Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde InCor - Fundação Zerbini
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)
Técnico em saúde bucal
O técnico em saúde bucal atua na promoção, na prevenção e no controle das doenças bucais. É ele quem realiza atividades clínicas como aplicação tópica de flúor, remoção de biofilme, isolamento do campo operatório, radiografias intrabucais, remoções de suturas e elaboração de modelos de gesso, que auxiliam o cirurgião-dentista no tratamento de seu paciente.
O curso profissionalizante tem carga horária mínima de 1.200 horas/aula, quando o aluno será preparado a conhecer a anatomia e fisiologia bucal e humana, a ergonomia e as técnicas de instrumentação, como os equipamentos, materiais, medicamentos e instrumentais odontológicos e de higiene dental utilizados no trato ao paciente. O futuro técnico em saúde bucal aprenderá também sobre proteção radiológica ocupacional e biossegurança, necessários para o bom desempenho de suas funções.
Preparado para atuar em clínicas e consultórios odontológicos públicos e privados e no Sistema Único de Saúde (SUS), o técnico em saúde bucal é reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e deve se inscrever no Conselho Regional de Odontologia de seu estado (CRO) após conclusão do curto. O profissional atua sempre sob a supervisão de um cirurgião-dentista.
Fontes:

Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/ensino-tecnico/guia-de-profissoes#

Nenhum comentário:

Postar um comentário