Publicidade

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Procure conhecer a empresa antes de se candidatar a uma vaga

A psicóloga organizacional, Roseane Luzia Cancela Corrêa, dá dicas para o profissional que busca se destacar na hora de procurar um emprego.


Buscar uma oportunidade no mercado de trabalho e conseguir se diferenciar perante aos outros candidatos é o desejo de muitos profissionais. Ter uma boa capacitação, experiência e saber outra língua podem não ser o suficiente para conquistar este objetivo. Para descobrir o que você precisa saber sobre uma empresa antes de participar de um processo seletivo, o Ecaderno conversou com a psicóloga organizacional, Roseane Luzia Cancela Corrêa, que dá dicas para que o profissional se destaque na hora de procurar um emprego.

  • Antes de montar um currículo
    O currículo padronizado para todas as vagas que pretende se candidatar caiu em desuso. O profissional deve construir um documento de acordo com seus objetivos na empresa e no cargo ofertado.
    .
    De acordo com Roseane, na hora de montar um currículo as informações prévias sobre a empresa e a vaga são fundamentais para saber o que deve ser mencionado. “O candidato deve colocar as experiências e cursos que tem ligação com o cargo pretendido e com o perfil da empresa”. Além disso, a psicóloga também destaca a importância desta busca para saber o que é exigido no currículo. “Colocar ou não foto no currículo é uma das informações que o candidato deve buscar, pois quando é necessário a empresa informa na divulgação da vaga.”
    .
  • Perfil nas redes sociais – há empresas que possuem perfis em páginas de relacionamento na internet e buscam informações dos candidatos nestas mídias. Colocar no currículo o contato nestas redes pode auxiliar o recrutador, mas pode também causar uma imagem negativa do profissional. “O candidato deve ter cuidado com o que posta nestes veículos. Afinal, não adianta mencionar uma página sua na web se nela não há informações compatíveis com o perfil da empresa. Por isso deve-se evitar participar de comunidades com temáticas preconceituosas ou que demonstre que você não gosta de trabalhar. Além de evitar expor fotos que não condiz com a ideia que você gostaria que a empresa tivesse sobre você”.
    .
  • Na hora da entrevista
    Quando o candidato é chamado para entrevista é necessário que ele esteja focado e tenha em mente o que o motivou a querer se tornar um funcionário daquela companhia. “O candidato que diz que aceita qualquer coisa mostra que não tem objetivos claros e que a empresa pode te oferecer qualquer coisa também.” Como o objetivo da entrevista é conhecer melhor o candidato e descobrir se o seu perfil é alinhado com a vaga, respostas vagas podem mostrar que o candidato não sabe o que quer ou que não tem conhecimento do que a empresa pode te oferecer.
    .
    Para conseguir maiores informações sobre a empresa que pretende trabalhar, Roseane ressalta a importância de o candidato buscar conhecer o site da organização e conversar com amigos que conhecem os trabalhos e o funcionamento da mesma.
    .
  • Para os que querem trocar de emprego
    Já para os candidatos que estão empregados, mas que buscam outra oportunidade de trabalho é necessária maior atenção. “Este profissional deve buscar fazer comparações da instituição que trabalha com a que pretende participar de um processo seletivo. É necessário confrontar as estruturas, o tempo de mercado de cada empresa, investimentos que os empreendimentos fazem e que pretendem fazer, pois normalmente quando há intenção de trocar de empresa é porque se busca por algo melhor do que já tem.”
    .
  • Recém-contratado
    Depois de contratado, o selecionado não pode deixar de buscar informações. Nos treinamentos oferecidos para os funcionários o profissional deve ficar atento as normas da empresa e ser sempre pró-ativo. “Não saber o que fazer não é o problema, mas sim não buscar informações. A manutenção do emprego depende muito mais do funcionário do que da empresa.”

Fontes: Administradores – www administradores com br – Por Rafael de Carvalho Corrêa / www ecaderno com

Um comentário:

  1. Rute,

    Ja mandei varios emails para vc remover meu cv do seu site.
    POR FAVOR, DELETE MEU CV!!!!!!!!

    http://professorarutevera.com/public/08202009_PR_AlineCamilaClementeFonseca.pdf

    ResponderExcluir