Publicidade

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dicas para projetar a sua imagem nas redes sociais


Descubra aqui como participar nas redes sociais e manter uma boa imagem pessoal e profissional on-line. As redes sociais constituem hoje boas ferramentas de marketing pessoal e profissional. Talvez por isso a adesão a redes como o Twitter, Facebook e LinkedIn tenha disparado nos últimos tempos. Veja-se o caso do Facebook que acabou de atingir os 750 milhões de utilizadores.

Apesar destas ferramentas web serem montras privilegiadas para nos mostrarmos ao mundo, o certo é que podem jogar a nosso favor ou contra nós. Tudo depende da forma como as utilizamos. Quem não conhece casos de pessoas que foram despedidas por terem comportamentos pouco profissionais e até antiéticos nas redes em horário de trabalho ou quem foi recrutado para uma dada função pelo perfil que exibiu na internet.

Quer queiramos, quer não, somos (ou podemos ser) avaliados a todo o momento por inúmeros utilizadores das redes. O que dizemos, como dizemos, o que mostramos, … tudo conta para formar uma imagem positiva ou negativa do nosso “eu”. Mesmo que tenhamos muito cuidado com as configurações de privacidade, a internet nunca é 100% privada.

Por isso mesmo, ficam aqui seis dicas para cuidar da sua imagem e reputação on-line:

  1. Construa o seu perfil tendo em conta os seus objetivos pessoais e/ou profissionais.
    Amigos, empregadores, clientes e potenciais parceiros consultam o perfil para avaliar a sua experiência, as suas referências, os seus interesses pessoais e o seu envolvimento na comunidade. Divulgue os links do seu perfil social na assinatura do seu email, no seu website ou blog, no seu cartão-de-visita para que as pessoas se conectem consigo.
    .
  2. Potencie o mundo de oportunidades que as redes sociais lhe oferecem.
    Utilize-as para estabelecer contactos (networking ), aceder a informação, divulgar o que faz ou mesmo para descontrair em pausas curtas e moderadas. E lembre-se, se passar horas e horas na internetdurante o expediente comprometerá não só a sua imagem profissional mas também a sua produtividade.
    .
  3. Contenha a sua impulsividade, sobretudo em assuntos de natureza profissional.
    As redes sociais não são o local adequado para se queixar do salário, do chefe, dos colegas, etc. Lembre-se que “lavar roupa suja” nas redes sociais pode-lhe sair caro. Por outro lado, não ceda ao insulto mesmo que propiciem a inflamação do seu ego.
    .
  4. Tenha cuidado com o conteúdo que coloca on-line.
    Neste sentido, evite fazer comentários sobre o seu dia-a-dia a a todo instante, evite colocar piadas inoportunas ou associar-se a quem as promove e procure não disponibilizar fotografias que o/a comprometam de alguma forma. Evite qualquer comentário sobre preconceitos de qualquer tipo ou algum outro assunto polémico.
    .
  5. Utilize uma linguagem correta e tenha cuidado com o português.
    Palavras inadequadas ou mesmo palavrões não deixarão a melhor imagem de si on-line, assim como os erros de português. Já agora, evite escrever sempre em maiúsculas pois transmite a impressão de que está a gritar.
    .
  6. Mantenha-se ativo/a.
    Crie conteúdos interessantes e pertinentes, faça comentários em conversas de grupos ou em conteúdos de terceiros, esteja atento/a a todas as dicas, observações e comentários que lhe dirigem, responda sempre e recomende pessoas.

Aproveite as redes sociais para construir e gerir a sua marca pessoal mas faça-o com bom senso e disponibilize algum tempo para essa tarefa, sem ser escravo/a da tecnologia. Conecte-se! Não dói nada!


Fonte: Exame Expresso AEIOU – http: // aeiou expresso pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário