Publicidade

quinta-feira, 3 de março de 2011

Como ter sucesso numa entrevista de emprego

Você foi chamado para uma entrevista. Este momento poderá ser decisivo, e aumentará as suas chances de ser o escolhido para ocupar a vaga oferecida. Será fundamental que o seu entrevistador fique certo de que você é um Candidato qualificado e indicado para cargo. Veja algumas dicas que a RH Internacional preparou para você se sentir mais seguro na hora da entrevista:

A importância da preparação
Estar bem preparado vai diferencia-lo dos demais candidatos, na busca de seus objetivos. Você vai mostrar para o entrevistador que é uma pessoa interessada, segura e com capacidade de organizar, planejar e pensar à frente.

O que você deve saber sobre a empresa e o trabalho
Procure obter o máximo possível de informações sobre a empresa e o trabalho. Pesquisar na Internet poderá ser bastante útil, e você poderá analisar se a empresa e o local estão adequados ao que você busca para trabalhar. Verifique também:

•Quais são os negócios, produtos e serviços da empresa;

•Descrição e qualificações exigidas para o cargo;

•Quantos funcionários trabalham na empresa;

•Se a mesma faz parte de algum grande grupo, ou se é controladora de outras empresas.

Caso marque a entrevista através da RHI, o seu consultor poderá lhe dar muitas destas informações.

Confirme os detalhes da entrevista
Se o seu consultor marcar uma entrevista para você, tenha certeza do dia, horário, local, nome e cargo da pessoa que vai entrevistá-lo. Se você mesmo marcar, confira com a empresa todos esses detalhes e pergunte se é necessário levar o seu currículo e certificados de cursos.

A primeira impressão é a que fica
Vá para a entrevista vestido de forma adequada. Sua aparência poderá influir na sua sorte. Portanto, causar uma boa impressão ao entrevistador é meio caminho andado para alcançar o objetivo desejado.
Sendo assim, observe estas dicas: use roupa discreta, apresente-se limpo e penteado, não exagere na maquilagem ou no perfume, leve apenas uma bolsa ou maleta e em hipótese alguma chegue atrasado.

Como se comportar durante a entrevista
Para manter sua autoconfiança:

•Quando for apresentado ao seu entrevistador, cumprimente-o firmemente;

•Mantenha-se calmo e não fique inquieto na cadeira ou mexendo os dedos;

•Não apóie sua bolsa/maleta na mesa. Ponha-a no chão ou pendure na cadeira;

•Nunca coma, masque chicletes ou fume durante a entrevista. Não há problema em aceitar água ou café;

•Seja você mesmo, seja honesto;

•Mostre interesse pelo trabalho;

•Não responda a perguntas que não entendeu e na dúvida, peça esclarecimentos;

•Fale de forma clara, usando palavras positivas;

•Evite criticar seu empregador anterior;

•Olhe no olho do seu entrevistador e sorria, demonstrando confiança.

Tipos de perguntas que você deve fazer ao entrevistador
Quase sempre o entrevistador indaga se você quer fazer alguma pergunta. Caso ele não tenha esclarecido tudo, você pode abordar ainda os seguintes temas:

•Oportunidades ou política de treinamento;

•A quem você se reportará;

•Possibilidade de crescimento profissional;

•Até quando será tomada a decisão final;

•Não há problema em confirmar o salário e benefícios, mas sem aprofundar-se muito na questão.

Dinâmicas de Grupo
Em muitos processos de seleção, ocorrem entrevistas coletivas que são chamadas de Dinâmicas de Grupo, onde vários candidatos são avaliados simultaneamente. Através da aplicação de diferentes técnicas para exercícios de simulações, jogos e atividades coletivas, são identificados, dentre os participantes, aqueles com as características de comportamento e personalidade mais indicadas para as vagas oferecidas.
Procure ser autentico e participativo nos momentos certos. Excessos podem prejudicar sua avaliação final. Caso não seja selecionado, lembre-se de que em cada processo os avaliadores buscam identificar profissionais com habilidades e comportamento diferentes. Não sendo selecionado, mantenha seu otimismo. O próximo momento poderá ser o seu.

Fonte: http://bit.ly/g92qvu

Nenhum comentário:

Postar um comentário