Publicidade

sábado, 27 de março de 2010

DICAS PARA UM CV IMPECÁVEL (parte 3)





Continuando a produção do CV campeão, vamos verificar o que já temos:




Cabeçalho com seu nome e email

Nome do candidato
fones com DDD e emails


Objetivo profissional


Rodapé com número da página 1 ou 2

Hummm... não é muita coisa, mas é um bom começo.

Os bullets
A partir de agora, seu objetivo é fazer com que o selecionador leia o seu CV até o fim. Lembre-se que o selecionador está lá para "selecionar", para excluir o maior número de CVs de modo que sobrem só uns três ou quatro. Então você sempre tem mais chances de ser cortado do que ser incluído nessa lista curtíssima.
Abaixo do Objetivo, na parte central da primeira página, deverão estar dispostos em itens, em bullets, frases curtas que descrevam tudo de melhor que você sabe fazer nessa área.
Um punhado de cinco a dez frases que chamem a atenção para suas competências. Exemplos:
- Especialista em...
- Criei novo processo para...
- Fluente em inglês, tendo morado em... por x tempo
- Recebi o prêmio ... por ...
- Voluntário da ONG onde realizo...
É por essas frases que o leitor vai continuar lendo seu CV ou não.

Formação acadêmica
Coloque em seguida seus cursos e titulações, começando pelo mais recente ou o maior título.
Não precisa colocar os cursos que você não concluiu, a não ser que isso seja tudo o que você tem no momento.
- Curso Tal, instituição X, ano de início e de conclusão
Ensino Médio só vale colocar no CV quando é profissionalizante ou no exterior.
Vale mencionar notas de TCC, dissertações e teses a partir de 9,0.
Os idiomas mencione somente nos bullets, porque o que interessa mesmo é o nível de conhecimento e fluência. Deixe registrado resultados de testes de proficiência como TOEFL, Michigan e LInca (www.linca.com.br).

Experiência Profissional
Você tem mais cursos ou mais empresas onde trabalhou? Escolha deixar na primeira página o que tiver menos linhas. A maioria das pessoas tem mais empresas, então lançamos as empresas na segunda página. Mas se você é jovem ou estudou pouco ou teve poucos empregos, independentemente de sua idade, seu CV pode caber todo numa página só.
Vamos detalhar a seção da experiência profissional no próximo capítulo.

Responsabilidade Sócio-ambiental
Liste aqui tudo o que você faz ou já fez pelas pessoas e pelo planeta. Se você nunca fez e nem faz nada, é bom procurar algo que lhe interesse porque isso interessa às empresas sérias.
Aqui vale trabalho voluntário em ONGs, igrejas, escolas, hospitais, clubes, associações, grupos virtuais, veículos em que você escreve ou colabora com fotos, desenhos, revisões, traduções etc. O que vale é o resultado concreto de suas ações com a finalidade de promover os seres humanos e o mundo em que vivemos.

Experiências internacionais
Registre aquele intercâmbio quando você tinha 17 anos, aquela missão de sua igreja, o prêmio do concurso de poesia, o jogo de basquete. Mas não precisa mencionar as viagens a turismo.

Seguindo estas orientações, seu CV está quase completo. Aguarde o 4o capítulo, com o detalhamento da experiência profissional. Mãos à obra, vamos escrever seu CV!

Adriana Mendonça é Coach para busca de trabalho e mudanças profissionais do programa Job Hunters - adriana.jobhunters@gmail.com e especialista em avaliação de tendência comportamental com o Método Quantum www.quantumassessment.com.br 


Artigos relacionados:

DICAS PARA UM CURRICULUM VITAE IMPECÁVEL (parte 1)


domingo, 14 de março de 2010

Computador e Internet grátis. Vocês sabem onde? Leia aqui!


Quer fazer seu CV, procurar vagas e não tem computador ou internet?
Seus problemas acabaram!!!
Não tem mais desculpa!

Procure um Telecentro perto de você! 
www.telecentros.com.br




  Telecentro do Mercado Público - Porto Alegre - RS:
Com um público visitante diário de 400 pessoas, a unidade do Mercado Público lidera em número de freqüência a rede dos telecentros. Funciona como ferramenta para a geração de renda e empregos. A maioria dos usuários utiliza a rede com 12 computadores em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Eles pesquisam sites de empresas de recursos humanos, procuram opções de trabalho e produzem currículos.

Se alguém souber de outros telecentros, enviem-me que eu postarei aqui para que todos saibam onde encotnrar na sua cidade/estado.

Aguardo! Podem deixar um comentário, ok?

DICAS PARA UM CURRICULUM VITAE IMPECÁVEL (parte 2)



Adriana Mendonça é Analista de Desenvolvimento da PUCRS no TECNOPUC e Coach para busca de trabalho e mudanças profissionais do programa JobHunters - adriana.jobhunters@gmail.com

Selecionadores e entrevistadores são seres humanos. E, nessa condição, todos nós pensamos algo a respeito do candidato ao ler seu CV. O CV é a primeira impressão que se tem, antes da oportunidade para o candidato se apresentar no encontro pessoal. Então seria bom se o leitor só tivesse boas impressões a respeito de você, candidato, não seria? Então vejamos como podemos minimizar as más impressões e aumentar as boas, sabendo de antemão que não temos o poder de definir o que cada um vai pensar, mas podemos evitar os erros mas básicos.

O que você não deve mencionar:
Seu endereço não precisa ser informado neste momento, nem sua situação familiar, nem sua idade, nem sua nacionalidade, muito menos cidade de nascimento, número de filhos etc. Todas essas informações só servem para dar margens para alguém o discriminar por qualquer ideia que a pessoa tenha a respeito do assunto. Por exemplo:
--- Mora muito longe, vai chegar atrasado...
--- Mora aí ao lado, bairro ruim...
--- Muito novo, inexperiente.
--- Muito velho, ultrapassado.
--- Divorciado e 5 filhos? Será que é tudo da mesma mulher?
--- Chileno, iiih... fugindo do terremoto?
--- Russo, o que será que está fazendo aqui? Vai ver que casou com brasileira...
A lista de comentários preconceituosos e politicamente incorretos pode ser infinita e você pode ter se lembrado de outros tantos ao ler esses exemplos. Nada disso te ajuda a conseguir a entrevista, ao contrário, ajuda o selecionador inexperiente a jogar seu CV no lixo antes que o diretor da empresa, o dono da vaga, possa ouvir sobre sua experiência na área em que ele precisa.

Na mesma linha, fotos nunca. Você pode ser bonito o quanto for, sua foto 3x4 pode ter saído ótima, sempre haverá um selecionador que vai olhar sua foto e tecer comentários, seja para si mesmo ou para os colegas:
--- Olha o cabelo dele.
--- Olha o batom dela.
--- Esta está se achando com esta foto!
--- Este deveria ter colocado foto melhor.
--- Não gosto de bigode.
--- Esta aqui me lembra minha prima, aquela falsa que dava em cima do meu namorado!
A foto pode ser mais um motivo de exclusão. Mas quando pedirem sua foto para realizarem sua admissão, aí sim, é hora de entregar a foto e todas as informações que forem solicitadas.

Nos Estados Unidos há anos não se pode perguntar nada disso nas entrevistas, porque entende-se que essas informações não têm nada a ver com sua capacidade intelectual e produtiva. A rigor, você não precisaria responder quando um entrevistador lhe perguntar sobre esposa, filhos, seus pais, de onde você vem etc. A resposta seria "desculpe, esta informação é particular". Mas sabemos que algum entrevistador pode não entender e não aceitar essa resposta, então oriento que você responda o mínimo, sem se explicar ou se estender.
Exemplo:
--- Seu sotaque é nordestino, você é Baiano?
--- Sergipano.
--- Divorciado com cinco filhos? São todos da mesma mulher?
--- Não, não são.
--- E você acredita que sua remuneração será suficiente para pagar essas pensões todas?
--- Sim, sem problemas.
Seja simpático, mas não alimente as atitudes inadequadas de entrevistadores.

Mas se você for deficiente ou puder ser enquadrado como tal por deficiência auditiva, visual, motora etc (consulte um médico do trabalho), coloque lá em cima, junto com seu nome, fones e emails: DEFICIENTE e especifique qual tipo de deficiência com quais necessidades especiais: acesso, computador, mesa, cadeira etc. A grande maioria das empresas paga multas por não cumprirem a lei de cotas de deficientes em seu quadro de empregados, o que faz dos profissionais deficientes disputadíssimas "moscas brancas".

Continua...

quarta-feira, 10 de março de 2010

DICAS PARA UM CURRICULUM VITAE IMPECÁVEL (parte 1)


Adriana Mendonça é Analista de Desenvolvimento da PUCRS no TECNOPUC e Coach para busca de trabalho e mudanças profissionais do programa JobHunters - adriana.jobhunters@gmail.com




Trabalhando como recrutadora, selecionadora e headhunter há oito anos na área de tecnologia em consultorias e grandes empresas, pude ver muitos Currículos (CV) e daí tirar conclusões sobre o que torna um CV eficaz.
O que vou afirmar é válido até agora, já que o mundo muda tão rapidamente que, tudo o que estamos lendo hoje pode não valer mais amanhã. Então, manter-se informado e antenado no mercado é uma atitude que pode fazer diferença em sua empregabilidade.
 

O primeiro passo para se montar um CV saber responder à pergunta:

Qual é o meu objetivo profissional?
Ou qual o nome da atividade que quero desempenhar?

Não se preocupe com nomes de cargos, funções, títulos. Isso muda muito de empresa para empresa.
  

Restrinja uma área de atuação. O objetivo vai escrito na primeira página, no alto, logo abaixo de seus dados para contato. Merece o destaque de uma moldura em volta ou duas linhas horizontais, fonte maior que o resto do texto e negrito.


Se tiver mais que um objetivo, faça mais que um CV.
O seu nome também deve aparecer um pouco maior que o resto do CV e em negrito, lá no alto, centralizado ou recuado para uma das margens. ...

Como enviar seu Curriculum Vitae para a ONG da Rute?

   
Desta vez vou pedir a vocês que deixem comentários sobre este serviço prestado pelo blog Ong da Rute. Comentem, deem ideias, digam se os currícula serviram na empresa de vocês, digam se foram chamados para entrevistas, se conseguiram emprego/estágio, ... O importante é falar.

Quem quiser enviar seu curríiculum vitae envie-o através deste link : http://freeshell.de/~llnunes/portal_da_esperanca.html  

Quem prefere enviar seu CV por email, sugiro colocar um nome que me auxilie neste trabalho:
MMDDAAAA_UF_NomeSobrenome.Ext (MM = mês numérico, AAAA = ano, Exemplo: 08162009_RS_RuteFavero.PDF).

Quando enviarem o email com o CV em anexo, digam, no corpo do e-mail, em 2 ou 3 linhas, no máximo, em qual área desejam trabalhar e algo mais que acharem providencial ser dito em tão breves linhas. Lembrem-se de escrever apenas 2 ou 3 linhas.

Por favor, como endereço coloquem apenas a cidade, estado e, se acharem necessário, coloquem o bairro. Quanto ao telefone, só coloquem se acharem realmente necessário. Sempre coloquem o e-mail. Lembrem-se que o CV estará na internet!

Os curricula aqui postados são de inteira responsabilidade do dono do CV.
Eu não analiso os curricula, nem esteticamente (apesar de existirem uns que poderiam ser melhorados) e nem profissionalmente.
As empresas que tiverem interesse nesses curricula deverão acessar o blog e o respectivo CV.

Sugiro que os candidatos deem uma olhada nos curricula aqui postados e nas dicas deixadas aqui no blog, na hora de criarem seu CV. Considero importante um CV bem formatado.

Agradecimentos a Star Host pela hospedagem dos curricula

(*) Curricula é plural de curriculum. É igual a currículos.

A Manpower divulga mais uma edição da sua tradicional pesquisa de expectativa de emprego

Pelo terceiro trimestre consecutivo, o Brasil é o segundo país mais otimista quanto a contratações de funcionários entre todos os pesquisados pela Manpower, empresa de recursos humanos líder no mercado que oferece serviços para todo o ciclo de negócios e emprego das companhias. Nas Américas, com uma Expectativa Líquida de Emprego 38%, o país é o primeiro do ranking. As informações são da Pesquisa de Expectativa de Emprego (Manpower Employment Outlook Survey), que avaliou a intenção de contratação de mais de 61 mil empresas para o segundo trimestre de 2010. No Brasil, quase mil empregadores foram ouvidos.

De acordo com o estudo, os empregadores do setor de Finanças/Seguros e Imobiliário são os mais otimistas quanto ao aumento de postos de trabalho no Brasil, com uma Expectativa Líquida de Emprego de 49%, seis pontos percentuais acima do primeiro trimestre do ano. Os empregadores do setor de Administração Pública/Educação também apontaram um ritmo acelerado de contratações, com uma intenção de 48% contra 19% no último período. A expectativa dos empregadores do setor de Construção, o mais otimista nos primeiros três meses do ano, permaneceu estável, em 45%. Outros empregadores também apontaram melhoras na expectativa de abertura de vagas: o setor de Serviços (de 40% para 44%), seguido da Indústria (de 22% para 36%), Comércio (de 31% para 34%), Transportes e Serviços Públicos (de 31% para 33%) e Agricultura, Pesca e Mineração (de 13% para 23%).


Entre os estados pesquisados, empregadores do Paraná são os mais otimistas, com 44%, seguido pelos de Minas Gerais, com 42%. Os empregadores da cidade de São Paulo têm 39% de expectativa, os do Rio de Janeiro têm 31% e os do estado de São Paulo têm 36%.


No total, a expectativa líquida de emprego no Brasil está em 38%, sete pontos percentuais acima do resultado do último trimestre. O país tem o maior resultado da América, seguido pelo Peru e pela Costa Rica (23% cada), Argentina (18%), Colômbia (16%) e Panamá (15%). Os Estados Unidos permaneceram estáveis quanto à expectativa de geração de novos cargos em relação ao último trimestre (5%), mas o país apresentou resultados mais otimistas que os de 2009 no mesmo período. No mundo todo, empregadores de 27 dos 36 países pesquisados esperam contratar no trimestre. Empregadores da Itália e Espanha (ambas com -11%) e Irlanda (-9%) têm as expectativas líquidas de emprego mais baixas.


Clique aqui e confira a pesquisa completa - Q2/2010

Manpower Brasil

quarta-feira, 3 de março de 2010

Quais são as características que as empresas esperam de um profissional?

A equipe certa é considerada importante patrimônio da empresa para alcançar os resultados almejados. Cada profissional é uma peça chave na grande engrenagem e a troca de valores éticos e profissionais entre seus membros, contribuem decisivamente para um trabalho de qualidade.

O aumento da competitividade e globalização faz com que as empresas busquem cada vez mais profissionais preparados para enfrentar os desafios da profissão e que agreguem maior conteúdo à equipe a qual estará inserida.

Para Stefi Maerker, diretora-presidente da SEC Talentos Humanos, empresa especializada em recursos humanos, o momento é propício para aqueles que estão à procura de uma oportunidade, mas cada profissional deve estar sempre atualizado e desenvolvendo suas habilidades pessoais e de trabalho. “Apesar do mercado está bastante competitivo, oferece grande oferta de empregos no momento. Esse é o momento de investir em suas habilidades, já que as empresas esperam cada vez mais dos profissionais”.

Clique no link abaixo para ler o artigo completo!